Valha-nos Deus
Esta marcha de procissão com título Valha-nos Deus cujo autor é Damião Silva e co-autor Alfonso Durán Muñoz é dedicado ao nosso grande amigo João Neves, uma excelente e grande pessoa tanto como diretor e como músico. Bem conhecido e reconhecido em seu país, Portugal. Para ele é uma surpresa, esperamos que seja de seu agrado.
Pode-se baixar o material da banda de música de Valha-nos Deus em formato .pdf
DESCARREGA – DOWNLOAD
Dentro das marchas de procissão, existem diferentes tipos, embora no dia a dia não se costumem classificar. No entanto, são muitas vezes atribuídos nomes específicos, conforme o seu propósito. A obra Valha-nos Deus é um claro exemplo de uma marcha dedicada com admiração e respeito a um grande músico português e a uma pessoa extraordinária.
Que Deus o tenha na Sua Glória e nos guie desde onde estiver. Esta marcha de procissão é, portanto, uma homenagem merecida e uma exaltação a uma pessoa muito querida, cuja lembrança permanece entre nós. Este tipo de marcha, conhecido como Marcha de Exaltação, também pode ser usado para homenagear Santos durante uma procissão. Engrandecendo a sua imagem e significado através da música.
Sobre as Marchas de Exaltação
As Marchas de Exaltação são um tipo especial de marcha de procissão que têm como objetivo magnificar ou prestar homenagem a uma figura específica, seja um santo ou uma pessoa de destaque.
Geralmente, são carregadas de solenidade e devoção, procurando inspirar sentimentos profundos nos que participam da procissão e no público que as ouve. Estas marchas são concebidas para realçar e dignificar a figura a que são dedicadas, oferecendo uma experiência de grande emotividade que vai além do cerimonial.
A música de exaltação reforça o vínculo de respeito e admiração, transformando-se numa homenagem sonora que comove e eleva, em cada passo da procissão, o espírito daqueles que a interpretam e dos que a contemplam.