Tributo ao Maestro Jonathan Costa
Cada palavra que é dada torna-se uma promessa. É o caso desta marcha de rua dedicada a um grande amigo português, Jonathan Costa, a quem já dediquei outra marcha. A diferença é que o título não fazia referência ao seu nome e desta vez sim. Eu disse a ele que mais tarde seria assim e hoje chegou esse momento.
Eu desejo que Jonathan goste muito da marcha Tributo ao Maestro Jonathan Costa e de todos vocês que a ouvem.
DOWNLOAD
Sobre Jonathan Costa
Filho de pais portugueses, nasceu na Venezuela em 1982. Aos 4 anos, mudou-se para Portugal, mais concretamente para Fermentelos – Águeda, terra natal dos seus pais, e iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos. Estudou no Conservatório Superior de Música de Águeda onde, além das disciplinas de Ciências Musicais, aprendeu clarinete. Durante este período, participou em concertos com a Orquestra Ligeira do Conservatório, dirigida pelo saudoso professor Fernando Valente.
Integrou a Orquestra Coimbra Sopros, sob a direção do Maestro Adelino Martins, com a qual realizou vários concertos nas principais cidades do país e no estrangeiro.
Aos 16 anos, assumiu a Direção Artística da Banda Juvenil da Banda Marcial de Fermentelos, cargo onde obteve um sucesso notável. Posteriormente, foi convidado a dirigir a Banda Filarmónica de Magueija – Lamego.
Em 1998, ingressou no Curso de Prática Orquestral da Escola Profissional de Música de Espinho, onde estudou oboé sob a orientação do professor Aldo Salvetti. Nesta escola, participou em ensaios e concertos da Orquestra de Sopros, dirigida pelo professor Kevin Wauldron, e da Orquestra Clássica, sob a direção dos Maestros Cesário Costa e Brian Shembri. Com esta Orquestra, participou em 1999 no Festival Internacional de Orquestras Jovens de Múrcia – Espanha e, em 2002, no “Festival Internacional da Juventude de Aberdeen” na Escócia, tendo sido selecionado para integrar a Orquestra do Festival, formada por instrumentistas de todo o mundo, sob a direção do Maestro Roland Kieft.
Participou também na 2ª Etapa da Orquestra Nacional APROARTE, realizada em 2000, sob a direção do Maestro Ernst Schell, assim como no 1º Festival de Música de Câmara da Beira Interior.
Fez parte de várias orquestras, como músico convidado, entre as quais a Orquestra Clássica da Escola Profissional de Música de Espinho, Orquestra Juvenil do Município de Santa Maria da Feira, Orquestra do Salão Jardim do Coliseu do Porto, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica Privada, Banda Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, entre muitas outras formações.
É licenciado em Instrumentista de Orquestra (oboé) pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), onde estudou com o professor Ricardo Lopes. Como aluno desta Escola, realizou estágios e concertos com a Orquestra Sinfonieta, tendo trabalhado com ilustres Maestros e solistas.
Aperfeiçoou a sua formação como oboísta, participando em Cursos de Aperfeiçoamento Musical com mestres de renome como Andreas Wittmann, Stephan Schilli, Ricardo Lopes, Emanuel Abbuhl, Alex Klein, Ole-Henrik Dahl, Omar Zoboli, Christian Wetzel, Guy Laroche, entre outros.
Como bolseiro do Programa ERASMUS, estudou na Suécia, na “Musikhogskolan I Malmo” – Academia Superior de Música de Malmo, tendo realizado concertos com a Orquestra Sinfónica da Academia, sob a batuta do Maestro Jaako Kuusisto.
Desde cedo, Jonathan Costa demonstrou uma enorme paixão e interesse pela arte da Direção Musical, o que o levou a frequentar vários cursos e aulas nesta especialidade, como o Curso Livre de Direção de Orquestra da Universidade Católica de Portugal – Porto, sob a direção do Maestro Cesário Costa, aulas de Direção Coral com a Prof.ª Bárbara Francke. Como participante, assistiu a Cursos de Direção Orquestral no Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a direção do Maestro Arnold M. Kats, e na Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo.
Participou em Águeda em Cursos de Direção Coral com os Maestros Edgar Saramago e Vasco Negreiros. Em Lisboa, integrou a classe de direção de orquestra do professor Jean-Marc Burfin na Escola Corda Perfeita. Além dos cursos já mencionados, participou também em Cursos de Direção com os Maestros Douglas Bostock, Paulo Martins, Délio Gonçalves, Javier Vicero, José Pascual Vilaplana.
Participou em vários programas de televisão como músico e também como maestro.
Ao longo da sua carreira musical, participou em concertos em diversos pontos do território nacional. Incluindo Açores e Madeira, bem como em Espanha, França, Escócia, Itália, Suécia, Estados Unidos da América. Em maio de 2015, juntou-se à Orquestra Nacional de Cabo Verde como músico, em concertos realizados na Cidade da Praia.
Jonathan Costa dirigiu a Banda Recreativa União Pinheirense de 2002 a 2011, onde criou a Orquestra Juvenil e a Orquestra Ligeira dessa Banda. É fundador da Orquestra Jovem do Município de Águeda.
Foi professor na Escola Profissional de Música de Espinho, lecionando as disciplinas de Oboé e Música de Câmara.
Atualmente, é Professor da Classe de Oboé no Conservatório de Música de Águeda, onde também dirige a Orquestra de Sopros, no Conservatório de Música de Jobra (Branca – Albergaria-a-Velha), na Escola de Música S. Teotónio de Coimbra e na Escola de Música de Valongo do Vouga. É também Diretor Artístico do grupo musical que anima as cerimónias oficiais da Universidade de Coimbra e membro efetivo – 1º Oboé da Orquestra Clássica do Centro, em Coimbra.
Concluiu com mérito reconhecido o Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget – Viseu, tendo também frequentado o Mestrado em Direção de Orquestra (especialista em sopros) na mesma instituição.
É maestro da Banda de Música Pinheiro da Bemposta desde dezembro de 2011 e autor do seu hino oficial.