Jorge Almeida Lourenço Sousa – Trompete

Principal trumpet in Portuguese Synphonie Orchestra São Carlos Ópera House and International Solist. Buffet Crampon Group Artist.

Nascido em 1971, Santa Maria da Feira, Jorge Almeida Inicia os seus estudos musicais na Academia de Música de São João da Madeira, aos 11 anos de Idade.

Filho de Trompetista amador » Jaime Almeida » , faz com que este experimente suas lides Filármonicas , na Banda Musical de Santiago de Lobão, enquanto estudante no Conservatório.

Em 1985 é-lhe atribuído o Primeiro Prémio Nacional, no Prémio Juventude Músical Portuguesa, chefiada pelo seu Presidente » Miguel Henriques».

De 1988 a 1993, fez parte dos Agrupamentos musicais Militares ( Regimento de Infantaria do Porto e Banda Sinfónica Militar de Queluz, no decorrer dos seus estudos Militares do Vigésimo Curso de Formação de Sargentos).

Em 1993, Seu final de curso de Formação de Sargentos, tornou-se membro da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, ocupando o lugar de 1º Sub Chefe como Solista. A partir de 1995, iniciou os seus estudos Superiores, na Academia Nacional Superior de Orquestra ANSO (Lisboa), estudando com Douglas Stephenson, David Burt, Robert Chambers III e Philip Navat , seus Pedagogos na disciplina de trompete.

Enquanto estudante nesta Instituição, foi convidado a ocupar o lugar de 2º trompete na Orquestra residente neste projeto » Orquestra Metropolitana de Lisboa». Numa fase posterior, ganha o lugar de trompete Solista na mesma Orquestra. Paralelamente a esta atividade, lecionou as disciplinas de Música de Camara e Performance do In strumento.

Em 1998, ganha o lugar de Primeiro trompete ( Chefe de Naipe) na Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlo. Em paralelo com as suas atividades orquestrais, alcançou grande reputação como professor em Pedagogia performance em trompete. . Depois de ter passado pela Academia de Música de Paredes, Escola Profissional de Espinho, Instituto Piaget de Almada, na atualidade é professor de trompete na Universidade de Aveiro (Departamento de comunicação e Arte).

Jorge Almeida também é reconhecido como solista que cobre todos os géneros musicais. Atuou como solista em várias orquestra nacionais ( Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orchestra Utópica, Orquestra Clássica da Madeira, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra das Beiras, Orquestra residente Capital da Cultura 2012 Guimarães, Bnada Sinfónica Portuguesa e Orquestra Sinfónica da Universidade de Música de Tatuí no Brasil ( Estado de São Paulo). Colaborou também como Solista em gravações de concertos para trompete e Banda, com Inúmeras Wind Bandes Portuguesas.

Foi membro dos LUME (Conjunto de Música Jazz comtêmporaneo Big Band) com quem gravou, em 2014, um CD de composições originais de Marco Barroso, sendo considerado o melhor disco do Ano de originais. Foi convidado na 2ª Conferência Internacional de trompetistas no Brasil (ABT), ao lado de prestigiados músicos como, Adam Rapa, Rex Richardson e Gabriel Cassone. Jorge Almeida tem participado, como jurado, em várias competições e festivais em Portugal e Espanha (Córdoba, Madrid e Lisboa PJM). Esteve ainda envolvido no projeto Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, através da Orquestra Residente, onde foi várias vezes solista. Associou-se igualmente ao «Projeto Amazónia» para as celebrações da Bienal de Munique com concertos na Alemanha e no Brasil. Jorge Almeida participou como Diretor Artístico com os Trumpets Mates Gang (com todos os seus ex-alunos) na Conferência Internacional ITG de Trompete 2012, nos Estados Unidos da América (Columbus), culminando com a gravação de um Disco, cuja sua participação é como Solista. Em julho de (2017) editou o seu 1º CD de musica portuguesa para Trompete e Banda (Fado) e tem lotado todos os auditórios por onde passa em concerto. Seu primeiro Disco esgotou passado seis Meses. Ainda, neste mesmo Ano foi convidado a participar na Conferência Internacional de trompetistas ITG em Grand Canária (Las Palmas).

O seu segundo Disco foi lançado a 5 de maio de 2019. Jorge Almeida é Artista Buffet Crampon Group, tocando com instrumentos, Sherzer, B&S e Antoine Courtois.

Blog-site: https://trompetistajorgealmeida-pt.webnode.pt/a-banda/
Facebook: https://www.facebook.com/jorgealmeida.lourencosousa


Sobre o video:

ARMAB Concerto para Trompete e Banda – Sonata (Alfred Reed)

Sonata – 1º Andamento da Obra «Concerto para Trompete e Banda» de Alfred Reed.

Executado no Europarque, Santa Maria da Feira, dia 20/05/2007, aquando do lançamento do Cd «Dinâmicas».

Solista convidado: Jorge Almeida

Sonata – 1st movement of the piece «Concerto for Tumpets and Winds», composed by Alfred Reed

Guest Soloist: Jorge Almeida

ARMAB – Branca, Aveiro – Portugal


10 thoughts on “Jorge Almeida Lourenço Sousa – Trompete

  1. ARMAB Concerto para Trompete e Banda – Samba (Alfred Reed)

    Samba – 5º Andamento da Obra «Concerto para Trompete e Banda» de Alfred Reed.

    Executado no Europarque, Santa Maria da Feira, dia 20/05/2007, aquando do lançamento do Cd «Dinâmicas».

    Solista convidado: Jorge Almeida

    Samba – 5th movement of the piece «Concerto for Tumpets and Winds», composed by Alfred Reed

    Guest Soloist: Jorge Almeida

    ARMAB – Branca, Aveiro – Portugal

  2. Música Portuguesa Fado – SFCIA e Jorge Almeida

    Concerto de Comemoração do Dia Mundial da Música, 2017.

    Programa do concerto, no Cine Teatro D. João V
    Com o solista Jorge Almeida – trompete

    1ª parte
    . Marcha de Coreto de Nelson Jesus
    . Há uma música do povo
    . A moda das tranças pretas
    . Rua do Capelão
    . Povo que lavas no rio

    2ª parte
    . Severa
    . Gaivota
    . Foi Deus
    . Confesso
    . Ai Mouraria
    . Morna de Cabo Verde

    Temos assim uma bela homenagem há música Portuguesa e à sua eterna ligação aos instrumentos de sopro e percussão que sempre existiu pelo nosso País.

  3. Banda de Música de Lousada & Jorge Almeida | HORA DA CULTURA ACML

    A Banda de Música de Lousada (ACML) e o trompetista convidado Jorge Almeida apresentaram-se em concerto na Escola Secundária de Lousada, no dia 16 e 23 de maio de 2021.

    ———————————————————————————————————

    0:00 Intro
    3:54 Canção do Mar (Letra: Frederico de Brito; Música: Ferrer Trindade; Arr: Jorge Campos)
    11:05 Guitarras de Lisboa (Letra e Música: Artur Ribeiro e Alírio Covas; Arr: Jorge Campos)
    15:20 Zdés’ Khorosho (Música: Rachmaninov; Arr: Carlos Marques)
    19:51 Samaritana (Música: Álvaro Cabral; Arr: Jorge Campos)
    25:36 Tristeza (Arr: Jorge Campos)
    32:16 Maria La Portuguesa (Música: Carlos Cano; Arr: Jorge Campos)
    39:50 Canção de Embalar (Música: José Afonso; Arr: João Milhieiro)
    47:42 Verdes Anos (Música: Carlos Paredes; Arr: Hélder Bettencourt)

  4. Flowerdale – Jorge Almeida e Orkestra PhilarmóniCAL – A’Bras-Art

    Festival Internacional de Metais A’Brass-art – Dia 1/3

    Concerto da Orkestra Philarmónica do Conservatório D’Artes De Loures.

    Peças
    – The Rise 2351(Helder Bettencourt)
    – Concerto for Trombone and Band (Rimsky-Korsakov)
    – Solo Concertante para 2 Trompas e Orquestra de Sopros (Francisco dos Santos Pinto)
    – Flowerdale (Philip Spark)
    – Independence Day (David Arnold Arr. Ton van Grevenbroek)

  5. M2U00408 – 130º ANIVERSARIO DA FILARMONICA IDANHENSE – Com JORGE ALMEIDA

    130º ANIVERSÁRIO DA FILARMONICA IDANHENSE
    Para celebrar o seu 130º aniversario, a Flarmonica Idanhense apresentou-se no CCR, ontem dia 8 de Dezembro de 2018,com o Concerto » MÚSICAS DA MUSICA PORTUGUESA.
    A viagem no tempo através da beleza da musica portuguesa, que nos foi oferecida pela Filarmónica, teve um convidado especial,músico de renome internacional, JORGE ALMEIDA, trompete solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
    Foi uma autentica tarde de formação musical, dirigida pelo Mestre Jorge Almeida, que em linguagem simples,conseguiu a envolvencia da plateia,que apesar de não ser numerosa,foi suficiente para aquecer a sala.
    Parabens á nossa Filarmonica pelos seus 130 anos de existencia, e a todos os que no dia a dia, se esforçam por levar bem longe o nome da nossa Idanha.

Deja una respuesta